Eu tive a ideia de escrever este post no final de 2019, porém no ano seguinte entrou a pandemia e o mundo virou um caos. De fato não foi um dos melhores começo de década que tivemos, entretanto, agora quase três anos depois, as coisas estão se ajeitando e achei interessante retomar essa lista, até porque, olha que arte legal que eu havia feito, não dá dó de jogar na lixeira? :D

Brincadeira… A década passada foi bastante especial para mim, pois foi em 2010 quando resolvi que iria começar a colecionar videogames e foi em 2010 também que consegui pela primeira vez ter um console da última geração com o PS3 na época. Além disso, também resolvi nesta época que iria começar a escrever sobre games e lancei este blog! Nossa, como o tempo passa rápido? E foi através dele que adquiri muitos aprendizados, seja pesquisando sobre jogos ou até mesmo trabalhando no desenvolvimento dele (blog). E além disso, através dele aconteceu o que eu considero o mais importante: conheci pessoas incríveis, que inclusive, se tornaram ótimos amigos!

Enfim, vamos à lista… Dividos por ano, selecionei os três melhores jogos que eu joguei de cada ano e ainda de quebra, mencionei outros três jogos bons como menções honrosas. Ah, também citei outros três jogos que ainda não joguei e estão no meu backlog, os também conhecidos como pecados gamísticos, que inclusive, podem até ser melhores do que minha seleção! Bom, esse post é uma homenagem à década passada que foi muito importante para mim no mundos dos jogos, mas quem sabe não animo e faço da década anterior também! :D

2010

Donkey Kong Country Returns

Nintendo Wii

Nada melhor do que começar a lista com o retorno do gorila mais famoso do mundo dos games, não? E como esse retorno foi em grande estilo, Donkey Kong Country Returns não poderia ficar de fora, pois ele foi um dos jogos que mais me cativou no Nintendo Wii, até mesmo mais que Super Mario Galaxy (que acredite ou não, ainda não fui até o final).

O jogo trouxe de volta a progressão lateral, visual belíssimo e ainda uma dose de desafios, que inclusive, alguns até podem dizer que o ponto fraco do jogo é a dificuldade ou a jogabilidade que faz-se necessário movimentos com Wii remote, entretanto, eu achei o jogo desafiador na medida certa e a obrigatoriedade de fazer movimentos com as mãos para avançar não achei forçada e para mim, foi até prazerosa inclusive. Mas caso isso seja um empecilho para você, a versão de 3DS que saiu em 2013 pode ser uma alternativa interessante.

Alan Wake

Xbox 360

Nada de Halo ou Gears of War, assim que o Xbox 360 entrou em minha coleção, o primeiro jogo que praticamente coloquei nele foi Alan Wake, e olha, vou te contar que o jogo me prendeu do início ao fim!

No papel de um escritor de livros de terror, você tem que investigar os mistérios por trás do desaparecimento da sua esposa e acaba vivenciando as histórias do seu livro e o pior, algumas ainda nem estavam escritas.

Recentemente, em 2021, o jogo ganhou uma versão remasterizada para diversas plataformas e com isso mais jogadores pôde conhecer essa aventura de terror e suspense da Remedy Entertainment, que inclusive, anunciou (finalmente) uma sequência!

Gran Turismo 5

PlayStation 3

Para fechar meu top 3 de 2010, eis o jogo que me fez voltar com força ao mundo dos games, pois assim que seu lançamento estava próximo, corri atrás de comprar um PlayStation 3 e de quebra, comprei também o volante G27 da Logitech para complementar, resultado: horas e horas jogando Gran Turismo 5! Que mesmo apesar dos atrasos para lançamento, fez jus a qualidade da série e conseguiu superar seu antecessor! Pena que hoje não é possível mais jogar online com ele.

2011

Uncharted 3: Drake’s Deception

PlayStation 3

Sou suspeito para falar de Uncharted, mas o terceiro título da série que nasceu no PlayStation 3 tinha a dura missão de superar seu antecessor, que é uma obra-prima. Muitos dizem que não conseguiu, mas olha, se não conseguiu mesmo foi por muito pouco, pois Drake’s Deception para mim é um deleite para quem gosta de aventura estilo Tomb Raider e os filmes do Indiana Jones!

Super Mario 3D Land

Nintendo 3DS

O último portátil da Nintendo antes do Switch é recheado de ótimos jogos e esse do Mario é um deles e ainda por cima faz jus ao uso do 3D com uma bela ambientação e jogabilidade. É um dos poucos jogos que o 3D não cansa… tá, cansa sim, mas é muito melhor que a maioria dos jogos. Vale a pena conferir!

Rayman Origins

PC, PlayStation 3, Vita e Xbox 360

Pensa num jogo bonito que é esse tal de Rayman Origins! A Ubisoft acertou a mão em trazer de volta seu personagem clássico. Mas esse jogo tá longe de ser apenas um jogo bonito, sua jogabilidade em progressão lateral chega a ser desafiadora em vários momentos, principalmente se você quiser coletar todos os Lums e Electoons.

Um dos grandes baratos do jogo é que você consegue jogar em até 4 jogadores em co-op local, cada um com um personagem diferente: Rayman, Globox ou dois Teensies. Além disso, conforme o jogo avança, novas habilidades você vai ganhando, como correr pelas paredes, deslizar no ar após o salto… Enfim, jogo muito divertido que até me bateu a vontade de rejogá-lo enquanto escrevia esse texto.

2012

Far Cry 3

PC, PlayStation 3 e Xbox 360

Esse é um jogaço! Lembro de ter passado a virada do ano de 2012 para 2013 jogando ele. Minha esposa (namorada na época) tinha feito plantão na véspera e chegou muito cansada em casa, então praticamente virei o ano jogando enquanto ela dormia! :D

Mas enfim, Far Cry 3, além de ser um excelente FPS de mundo aberto, apresentou um dos vilões mais icônicos dos videogames: Vaas Montenegro, quem jogou, com certeza, se lembra dele! Eu até cheguei a escrever uma pequena análise do jogo na época para quem quiser conferir.

Spec Ops: The Line

PC, PlayStation 3 e Xbox 360

Eis outro jogo que estou com vontade de rejogar! Principalmente para relembrar as decisões importantes que tinha que tomar durante o jogo e também para ver se elas ainda serão impactantes praticamente dez anos depois.

Baseado no romance Heart of Darkness do escritor Joseph Conrad, esse é um ótimo jogo de tiro em terceira pessoa que se passa na (ficticia) guerra em Dubai, porém o grande atrativo do jogo está nas “polêmicas” tomadas de decisões, daquelas do tipo, que sempre algo será sacrificado, você só tem que escolher qual. Também escrevi uma análise dele da época.

The Walking Dead

PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Vita, Xbox 360 e Xbox One

Muitas mídias especilizadas elegeram este como sendo o “Jogo do Ano de 2012” e olha, concordo bastante, pois esse trabalho da Telltale Games, realmente, foi algo surpreendente e inovador para época, além, é claro, de ser um baita jogo!

O jogo conta a envolvente história de Lee Everett e a jovem Clementine no mundo de The Walking Dead, e o mais legal, é que uma história totalmente inédita e exclusiva para jogo, não existe nem nos quadrinhos e nem na série de TV.

Com o estilo de jogo “point-and-click”, você tem que resolver uma série de problemas e tomar muitas decisões importantes, sendo que a cada decisão tomada, a trama do jogo muda completamente. Com isso, o jogo te proporciona diversas maneiras de chegar ao final, aumentando assim o fator replay. Eu cheguei a escrever uma análise dele na época para caso queira conferir mais detalhes.

2013

The Last of Us

PlayStation 3

Este aqui dispensa comentários, não? Provavelmente o melhor jogo da década! A Naughty Dog conseguiu unir drama, ação, aventura, suspense, terror e até stealth em um jogo que te prende do início ao fim!

No controle de Joel, um durão sobrevivente veterano, você está em um mundo pós-apocalíptico, onde os seres humanos estão quase em extinção devido a uma praga que transforma as pessoas em zumbis. Apesar de ser muito divertido enfrentar esses zumbis (de variados tamanhos e característica), a parte mais envolvente é sua rica história e ambientação. Recomendo demais esse jogo!

Tomb Raider

PC, PlayStation 3 e Xbox 360

O renascimento da maior musa dos videogames veio em grande categoria, com uma Lara Croft, menos experiente e mais humana, porém extremamente corajosa e guerreira, pois precisa lutar pela vida em uma ilha tropical misteriosa onde seu navio naufragou devido à uma forte tempestade.

O engraçado é que assim como Uncharted bebeu da fonte de Tomb Raider, essa nova aventura de Lara se inspirou bastante na franquia de Nathan Drake. Porém, é um jogo mais aprimorado, com cover automático, sistema de evolução e bastante exploração. Enfim, um jogaço!

Gran Turismo 6

PlayStation 3

O segundo jogo da série Gran Turismo para o PlayStation 3 foi o primeiro da história a receber uma certificação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) de tão próximo à realidade ele foi.

O jogo conta com uma quantidade de carros e pistas absurda, sendo mais de 1.200 carros e 70 circuitos (contando com as variações). Alguns circuitos, inclusive, são tão fiéis aos reais que a discrepância entre a pista virtual e a real é inferior a um centímetro, como é o caso da pista de Nürburgring, por exemplo.

O jogo possui tantos detalhes legais, que modéstia a parte, recomendo a leitura da minha análise que fiz anos atrás! A única coisa que dá uma pena é que os servidores já foram desligados e não é mais possível correr online. Mas para quem gostar de platinar jogos, pode jogar sossegado, pois o jogo não conta com troféus online.

2014

Wolfenstein: The New Order

PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One

Este é o sétimo título da série Wolfenstein, um FPS que nasceu lá no início da década 90 antes mesmo de DOOM, que para quem não conhece, conta uma história alternativa em que a Alemanha Nazista venceu a Segunda Guerra Mundial. Com isso, você assume o papel do soldado B.J. Blazkowicz que não medirá esforços para impedir que os nazistas continuem no controle do mundo.

Apesar de não ser mais desenvolvido pela id Software (e sim pela MachineGames), o jogo é uma delícia de jogar, pois possui uma narrativa interessante e um combate muito bem feito. Inclusive, ele foi muito bem recebido pela crítica especializada. Jogaço!

Forza Horizon 2

Xbox 360 e Xbox One

O “spin-off” da série Forza Motorsport deu muito certo! Tanto que sua continuação é um deleite para os fãs de jogos de corrida. Quase duas vezes maior que seu antecessor, desta vez, a exploração em mundo aberto é em partes da Itália e França. Além disso, agora o jogo conta com climas de um dia nebulento com diversas intensidades de chuvas e neblinas. Porém, na versão do Xbox 360 não conta com clima de chuva, infelizmente.

O jogo oferece mais de 200 carros e 168 eventos (cada um com diversas corridas), além da interatividade online, desafios e corridas de exibições, que são um show à parte. Enfim, é um belíssimo jogo de corrida arcade, onde lembra um pouco de OutRun, que foca no prazer de pilotar e curtir ótimas músicas admirando uma bela paisagem.

Donkey Kong Country: Tropical Freeze

Wii U

O segundo jogo do gorila da Nintendo é igualmente excelente ao seu antecessor, porém ainda mais desafiador! Ele foi o responsável por eu querer o console Wii U na época.

Obviamente o jogo está ainda mais bonito, porém as grandes novidades se devem a possibilidade de ter, além do Diddy Kong, a Dixie e o Cranky Kong como companheiros do Donkey Kong nas aventuras pelas fases, que são sete ilhas diferentes. Os vilões são os Snowmads que invadem e expulsam os Kongs de sua ilha (DK Island) para assumirem o controle. Sua missão é atravessar essas setes ilhas e voltar para casa.

Em 2018 o jogo recebeu um port para Nintendo Switch.

2015

Rise of the Tomb Raider

PC, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One

Sou suspeito para falar da série, mas o segundo jogo da trilogia (iniciada em 2013) da nova Lara Croft é fantástico! Lançado em 2015 exclusivamente para os consoles da Microsoft, foi muito bem recebido pela crítica, pois a Crystal Dynamics pegou a fórmula que deu certo e melhorou ainda mais.

Desta vez, Lara se aventura na mítica cidade russa de Kitej, que segundo as lendas, contém segredos para a imortalidade. E ela faz isso para tentar provar que não estava ficando louca depois das experiências sobrenaturais que teve no primeiro jogo em Yamatai.

Quem curtiu o primeiro, com certeza irá curtir essa sequência, pois agora as áreas de exploração são cerca de três vezes maiores, o ambiente conta com um ciclo meia-noite/dia e com um novo sistema climatérico que influencia tantos as personagens humanas como os animais, ou seja, você precisa se fortalecer criando casaco de inverno mais forte em determinadas áreas, por exemplo. Além disso, você pode melhorar suas armas e acessórios também.

Enfim, jogaço! Os jogadores de PlayStation e PC, só foram usufruir deste jogo em 2016 quando ele saiu para Windows e PlayStation 4 (no final do ano). Em 2019 ele saiu para o Google Stadia também, mas isso é quase irrelevante. Eu joguei no Xbox 360, pois não tinha o Xbox One na época e não aguentei esperar sair no PS4.

Axiom Verge

PC, PlayStation 4, Vita e Xbox One

Se você é fã do “gênero” metroidvania e ainda não jogou Axiom Verge está perdendo seu tempo, pois esse jogo é uma baita homenagem ao gênero e ainda mais ao clássico Super Metroid!

Desenvolvido por praticamente um pessoa só, o Thomas Happ, esse jogo conta com gráficos pixelizados estilo retrô, ótima trilha sonora (também desenvolvida pelo Thomas), história interessante e um excelente gameplay com backtracking, power-ups e tudo mais, ou seja, o jogo tem tudo o que os fãs do gênero gostam! Neste ano, 2022, o jogo ganhou uma sequência.

Lara Croft GO

Andriod, iOS, PC, PS Vita, PlayStation 4 e Xbox One

Mais um jogo da Lara! Desta vez, um jogo diferente. Neste, o foco é totalmente nos puzzles! Sua movimentação pelo cenário é baseado em turnos, ou seja, cada fase tem uma trilha pré-determinada por onde você pode andar, e a cada passo dado, é considerado um turno. Entretanto, nestas trilhas também existem inimigos e armadilhas estrategicamente posicionados para dificultar sua vida!

Sendo assim, você tem que pensar numa estratégia para dar os passos corretos e conseguir avançar para o final da fase. Uma delícia de jogo!

2016

Uncharted 4: A Thief’s End

PlayStation 4

Pensa num jogo que estava ansioso para jogar… Inclusive, comprei no lançamento e ainda conciliei com minhas férias para poder jogar tranquilamente. Nesta aventura de Nathan Drake, mostra um cara “aposentado” tentando levar uma vida normal ao lado de sua esposa. Porém, esse estilo de vida não é muito a cara dele e a “desculpa perfeita” para partir para uma nova aventura foi quando o seu irmão mais velho, que até então era dado como morta à mais de 15 anos, aparece precisando de ajuda para encontrar o lendário tesouro pirata de Henry Avery.

Enfim, esse na minha opinião é o melhor jogo da série, pois pegou tudo que tinha de ótimo nos jogos anteriores, aprimorou e ainda apresentou novas mecânicas, tudo isso em cima de uma história de aventura fantástica somado à belíssimos gráficos e trilha sonora… Sim, sou muito fã da série, como você deve ter percebido! :D

DOOM

PC, PlayStation 4 e Xbox One

Este o jogo me fez tornar fã da série! Mesmo sem ter jogado o DOOM clássico, consegui sentir a atenção que deram para esse “reboot” manter a essência do que os caras da id Software buscavam no início da década de 90! DOOM é um jogo de tiro “raíz”, onde ficar parado não é a melhor opção! Ele te coloca no meio de uma ação frenética ao som de um rock pesado enfrentando demônios dos mais variados tipos e tamanhos. Sua adrenalina vai às alturas, para mim, foi uma experiência extremamente divertida!

O grande atrativo do jogo é, com certeza, sua mecânica quase que perfeita e viciante para um jogo de tiro, onde o nível de dificuldade vai subindo progressivamente conforme avança. Você começa sendo apresentado ao seu traje, a uma pistola e a seu primeiro inimigo. Atire nele sem dó, aí de repente ele começa a piscar laranja, é nesta hora que você conhece o recurso mais viciante do jogo: a execução gloriosa, onde você finaliza o inimigo de forma violentamente brutal com apenas um botão!

Enfim, se você curte jogos de tiro, deveria dar uma atenção à DOOM! Sempre que alguém me pede uma recomendação de jogo, eu indico ele! :D

Inside

PC, PlayStation 4 e Xbox One

Quando comecei a escrever esse texto, esse jogo indie não constava na minha lista ainda, porém, joguei ele recentemente e tomou um lugar no pódio de 2016!

Que jogo excelente! Dos mesmos criadores de Limbo, esse é um jogo de quebra-cabeça em plataforma, onde o jogador controla um menino em uma paisagem monocromática lutando pela sua sobrevivência enquanto precisa resolver quebra-cabeças para passar de nível.

Apesar de ser monocromático, os gráficos são incrivelmente muito bem detalhados e caprichados que aliada aos efeitos sonoros, dão uma bela imersão à atmosfera do jogo, que por sinal, chega a ser bem sinistra! Seus puzzles são bem mais fáceis do que Limbo, mas mesmo assim, são legais de se fazer e a sensação de progressão é bem prazerosa! Recomendo demais!

2017

Horizon Zero Dawn

PlayStation 4

Começar o, talvez, melhor ano da década (olhem o peso da menções honrosas e também dos jogos que ainda não joguei) com um jogo que não me prendeu de cara, mas que ao dar uma segunda chance, se tornou um dos meus jogos favoritos do PS4. Pensem comigo, uma ruiva badass que luta contra robôs com um arco-e-flecha em um mundo pós-apocaliptico não tinha como dar errado, né?

Este RPG de ação foi a aposta da Guerrilla Games, conhecida por Killzone, em um nova IP (que na data de hoje já ganhou uma sequência) totalmente diferente do que eles estavam habituados. E o trabalho foi tão bem feito, que a engine Decima que eles criaram foi adotada pelo Hideo Kojima em Death Stranding alguns anos mais tarde.

Mas enfim, o jogo conta história de Aloy, uma guerreira exilada, que está em busca de informações sobre seu verdadeiro passado. Mas, além da excelente trama, o que cativa neste jogo é a ambientação com belíssimos gráficos e o combate, é muito interessante como eles conseguiram tornar uma luta contra “animais-robôs” bastante versátil e inteligente.

Resident Evil 7: biohazard

PC, PlayStation 4 e Xbox One

Já este jogo, eu torci o nariz por muito tempo, só pelo fato dele ser um jogo que não tinha cara de Resident Evil por ser em primeira pessoa. Mas assim que resolvi dar uma chance à ele, me prendeu do início ao fim. Queimei a língua bonito. Quem fala que esse jogo não é Resident Evil, ou essa pessoa simplesmente não jogou ou não conhece o legado da série.

No papel do jovem Ethan, você deve investigar o paradeiro de sua namorada Mia, que desapareceu há alguns anos e nisto acaba chegando à cidade de Dulvey, mais especificamente na propriedade da família Baker, que após entrar, vai ser complicado de sair, pois a família é totalmente bizarra e, digamos, antagonistas do jogo. Mas enfim, o jogo, apesar de ser em primeira pessoa, tem muito elementos da série clássica, como por exemplo, reunir objetos para resolver puzzles, baús de armazenamento, dispositivo para salvar seu progresso (sim, não tem save automático) e recursos (munições e medicamentos) limitados. Eu recomendo esse jogo de olhos fechados, é um baita jogo de terror!

Hollow Knight

PC, PlayStation 4 e Xbox One

Pensa num jogo indie lindíssimo… Esse metroidvania da Team Cherry, além de possuir gráficos e trilha sonora excepcionais, tem um gameplay delicioso, onde a dificuldade está na dose certa, pois não é um jogo nada fácil, mas também está longe de ser um jogo impossível, pelo menos para concluir a campanha principal. O jogo tem uma pegada soulslike também, onde para derrotar cada chefe é necessário habilidades e estratégias diferentes. Além disso, caso você morra, sua alma fica ali no ponto que morreu e você tem a chance de recuperar seus pertences ao conseguir chegar nesse ponto novamente.

Enfim, se você curte o gênero e ainda não jogou esse, está perdendo um baita jogaço 10/10!

2018

God of War

PlayStation 4

Eleito como o melhor jogo do ano pela The Game Awards (TGA), esse “reinício” da saga foi realmente merecedor do título de GOTY! Com uma mecânica quase que totalmente diferente do que estavámos acostumados da série e com um Kratos mais maduro, temos um jogo mais cadenciado e preciso (não basta apenas ficar apertando quadrado), além de um visual extraordinário!

Eu disse “reinício” com aspas no começo, pois o jogo faz parte da ordem cronológica da série, sendo sequência dos eventos ocorridos em God of War III. Ligeiramente baseado na mitologia nórdica (outra diferença, pois os anteriores eram baseados na mitologia grega), o jogo se passa na antiga Noruega no reino de Midgard. E desta vez, Kratos está acompanhado do seu filho Atreus, cujo o objetivo é espalhar as cinzas de sua esposa no pico mais alto dos noves reinos, que obviamente não será nada fácil. Enfim, outro jogaço!

Marvel’s Spider-Man

PlayStation 4

Esse é um daqueles jogos que eu não dava nada para ele, não me empolgava… até chegar perto do lançamento, pois, depois de assistir alguns trailers, fiquei totalemente empolgado e comprei no dia 1 do lançamento! E valeu cada centavo!

Um jogo de mundo aberto na cidade de Nova Iorque do cabeça de teia, onde o sistema de combate é super fluído e dinâmico, a movimentação pelo cenário balançando pelos prédios é natural e prazerosa, os gráficos são belíssimos, uma ótima trilha sonora e por fim, uma trama bacana digna de uma HQ, não tinha como ser ruim, né? Pois bem, e não é mesmo… é uma baita jogo desenvolvido pela Insomniac Games!

Forza Horizon 4

PC e Xbox One

O quarto título da série spin-off da franquia Forza se passa em uma mapa aberto e fictício do Reino Unido. Uma das grandes novidades é o sistema dinâmico das quatro estações do ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno, onde a cada semana a estação é alterada. Algumas áreas do mapa só são acessadas dependendo da estação que tiver, por exemplo, no inverno é possível correr em lagos e rios congelados.

Como é de se esperar na série, o jogo possui um visual incrível e uma ótima seleção de músicas de trilha sonora! Além de possuir mais de 450 carros licenciados. Novamente, o jogo é um deleite para amantes de jogos de corrida! Um detalhe que vale mencionar, o jogo foi disponibilizado aos assinantes do Game Pass no primeiro dia de lançamento!

2019

Resident Evil 2

PC, PlayStation 4 e Xbox One

Se tem uma coisa que a Capcom sabe fazer muito bem é remake de jogos da série Resident Evil. E o do segundo jogo da série foi um deleite à parte, quase que perfeito! O único detalhe que o jogo pecou foi na continuidade entre as duas jornadas dos personagens principais.

Para quem não conhece, o jogo original tinha duas campanhas, a do Leon e da Claire, e dependendo da ordem que você jogava, cada personagem fazia um caminho diferente e alterava partes do jogo, era como se os dois personagens estivessem atuando juntos, porém, você “vivia” uma história de cada vez e muita coisa passava a fazer sentido ao jogar com outro personagem. E tinha o fator replay que era jogar na ordem inversa que mudava toda a dinâmica. Faltou isso neste remake, onde as campanhas dos dois personagens são praticamente a mesma e não tem muitos momentos de interligação entre as campanhas.

Mas tirando isso e algumas partes do jogo original que foram removidas, o jogo é excelente! Ótimos gráficos e ambientação, os zumbis estão mais fortes e difíceis de serem derrubados, o sistema de save é no método antigo via máquina de escrever, escassez de recursos e ainda por cima tem o Tirante… Enfim, ótimo jogo!

Days Gone

PlayStation 4

Conhecida pela franquia Syphon Filter e por trazer a série Uncharted ao portátil da Sony (PS Vita), a Bend Studio, resolveu apostar em uma nova IP própria e acabou que acertou em cheio criando um jogo pós-apocalíptico de mundo aberto onde você anda por aí com uma moto matando zumbis, legal demais!

No controle de Deacon St. John, um viajante e caçador de recompensas, você deve explorar o mundo quase que perdido depois de uma pandemia que devastou a humanidade transformando as pessoas em zumbis, chamados de frenéticos. Não quero entrar em detalhes, mas o jogo possui um enredo interessante que me cativou de início, pois assim que comecei, queria muito saber o fechamento da trama.

Apesar de ser uma temática meio batida no mundo games, eu adoro e nessa aventura, um dos fatores que me empolgou é que o jogo não te larga em um mundo aberto sem ter o que fazer, as missões são legais e enriquecessem a trama principal. Além de que enfrentar zumbis é muito prazeroso e esse jogo tem uns momentos tensos, onde você tem que enfrentar hordas inteiras (e os zumbis desse jogo corre!) que só são possíveis de vencer pensando numa estratégia de combate. Enfim, um jogo bem legal, que eu recomendo!

Need for Speed: Heat

PC, PlayStation 4 e Xbox One

E para fechar a lista, um Need for Speed… Sim! Eu sou meio “putinha” da série, então sou suspeito para falar, mas para mim, eles acertaram a mão nesse jogo e criaram um NFS bem acima da média e aos moldes do que os fãs gostam: muitos carros com possibilidade de customização detalhada, corridas ilegais com perseguições de polícias, um ótimo gameplay e uma trilha sonora empolgante!

O jogo é basicamente dividido em dois modos: dia e noite! Durante o dia você participa de corridas de rua totalmente legais, com ruas fechadas e tudo mais. Nestas corridas você ganha dinheiro para investir no carro ou comprar novos. Já durante a noite, o bicho pega, pois objetivo é ganhar reputação entre os corredores, então todas as corridas são ilegais, portanto, prepare-se para enfrentar “os homi” de vez em quando, que diga-se de passagem, estão mais apelões do que nunca, é realmente muito difícil de fugir deles no começo. Conforme você vai melhorando seu carro, as coisas vão ficando um pouco mais fáceis, mas só um pouco.

Talvez o único ponto fraco, é a história, que até começa bem, mas que acaba se desenrolando muito rápido e se torna um enredo bastante raso, quase que desnecessário. Além disso, depois que você completa todas as corridas principais (que não são muitas), o jogo se torna meio sem graça e repetitivo, porém o multiplayer dá uma sobrevida ao jogo para quem gosta de jogar online. Mas ainda sim, é um ótimo jogo de corrida!

E aí, quais jogos você colocaria na lista? Foi muito legal montar essa lista, inclusive, relembrar de alguns jogos me fez querer rejogá-los. Já os jogos que coloquei na lista de pecados gamísticos (backlog), me lembrou que ainda tem muito o que jogar pela frente. De toda forma, a década passada foi excelente no quesito jogos de videogames, não?

Bônus: Os Game of the Year (GOTY) eleitos pela TGA

  • 2010 - Red Dead Redemption
  • 2011 - The Elder Scrolls V: Skyrim
  • 2012 - The Walking Dead
  • 2013 - Grand Theft Auto V
  • 2014 - Dragon Age: Inquisition
  • 2015 - The Witcher 3: Wild Hunt
  • 2016 - Overwatch
  • 2017 - The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  • 2018 - God of War
  • 2019 - Sekiro: Shadows Die Twice